Câmara participa de entrega de obra de CER do Jardim Santa Lúcia

Vereadora Thainara Faria (PT) representou a instituição, ao lado do presidente, Aluisio Boi (MDB), Carlão do Joia (Patriota), Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT)

“Uma conquista do coletivo”. Assim a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, Thainara Faria (PT), definiu a entrega das obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação (CER) “Padre Bernardo Plate”, no Jardim Santa Lúcia, vencedora do Orçamento Participativo (OP) de 2018. O evento foi realizado na manhã da sexta-feira (24) e contou com a presença do presidente do Poder Legislativo, Aluisio Boi (MDB), e dos vereadores Carlão do Joia (Patriota), Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT).

Representando a Casa de Leis, Thainara refletiu sobre o papel dos gestores públicos: “A cidade não anda se não estivermos juntos, porque nada, absolutamente nada é feito sozinho. Por isso, esta manhã é importante para refletirmos sobre o papel de todos e de cada um neste processo, nesta grande engrenagem que é a democracia”.

A diretora do CER, Andreza de Souza Santos, manifestou sua gratidão. “Este sentimento invade nossos corações. Afinal, a concretização deste sonho só foi possível por causa de uma grande força-tarefa”, disse. Representando a comunidade escolar, a educadora Nereide de Oliveira Medeiros lembrou o processo de conquista no OP: “Foram 75 votos que fizeram a diferença para a comunidade. Pais, avós, educadores sabem que, neste espaço, seus filhos e netos receberão o melhor, tanto quanto à estrutura física, como dos profissionais que trabalham aqui”.

Para a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, a entrega do equipamento público expressa a forma de concepção pedagógica adotada pelo governo municipal. “Este é um espaço de educar, mas é também um espaço de cuidar, e esta associação indissociável expressa como Araraquara, como a rede municipal de educação educa cada uma das suas crianças, pequenas e bem pequenas.”

O prefeito Edinho Silva (PT) fez um balanço das ações de combate à pandemia e elencou, como prioridade no momento, a recuperação das crianças, principalmente dos primeiros anos, que ficaram fora da escola. De acordo com o prefeito, muitas crianças que não tiveram estrutura para o ensino remoto estão analfabetas, o que, no futuro, pode levar à evasão escolar e à reprodução da exclusão social. “Uma sociedade mais justa se constrói com igualdade de oportunidades e isso só se faz com educação”, afirmou.

Sobre a reforma

Inaugurado em 1985 e atendendo 113 crianças de 0 a 5 anos, o CER “Padre Bernardo Plate” teve a obra de reforma e ampliação orçada em R$ 961 mil e envolveu reforma geral e adequação do prédio, com substituição de piso, revisão da instalação hidráulica e elétrica, implementação de elementos de acessibilidade, pintura geral, revisão das esquadrias metálicas e substituição das portas de madeira. Também foi feita a ampliação do edifício com a construção de lavanderia e depósito, a adequação da área externa, com execução de sistema de drenagem, acerto do piso externo, reforma dos quiosques, substituição do pergolado e fornecimento e colocação de brise metálico.

Publicado em: 28/09/2021 12:36:53