Educação responde sobre merenda nas unidades escolares

Vereador João Clemente (PSDB) fez questionamentos por meio de requerimento

No dia 20 de setembro, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 896/2021 à Prefeitura, buscando informações sobre a merenda destinada aos alunos atendidos pelos equipamentos públicos municipais de educação.

O parlamentar questionava se a merenda destinada aos alunos hipertensos e diabéticos atendidos pelos equipamentos públicos municipais de educação seguia as normas e diretrizes advindas de nutrológos e nutricionistas.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que o Setor de Alimentação Escolar da pasta adota o procedimento de que, se o estudante necessitar de alterações no cardápio, advindas de patologias específicas, deverá entregar o atestado médico atualizado à unidade escolar que frequenta.

“O atestado deve conter a patologia e as necessidades específicas de alterações na alimentação. Os diretores das unidades escolares encaminham o laudo recebido ao Setor de Nutrição da Alimentação Escolar e o profissional nutricionista faz as devidas orientações, restrições ou substituições no cardápio do estudante”, detalha.

Ainda segundo a secretária, essas orientações são enviadas à unidade escolar para que as merendeiras escolares as executem. “Saliento que os diretores das unidades escolares são orientados pela Gerência de Abastecimento e Alimentação Escolar sempre que há comunicação dos responsáveis pelo estudante de alguma alteração nas condições de saúde, acompanhado dos atestados médicos atualizados. Desta forma, documentam-se as alterações de cardápio e otimiza-se o atendimento do estudante no que tange à alimentação escolar, cumprindo com o objetivo principal do setor, que é prezar pelo desenvolvimento biopsicossocial da rede municipal de educação”, finaliza Clélia.

Publicado em: 20/10/2021 15:24:37