Veículos de transporte coletivo têm 10% dos assentos prioritários para idosos

Vereador João Clemente (PSDB) recebeu essa e outras informações sobre tema
Visualize fotos

Visando fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso no transporte público municipal, o vereador João Clemente (PSDB) enviou o Requerimento nº 858/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre quais são as ações para garantir a prioridade e a segurança nos momentos de embarque e desembarque de idosos.

 

Em resposta, o Executivo informou que periodicamente é realizado o Treinamento Vivencial com os motoristas do sistema de transporte no pátio da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), com palestra educativa seguida de vivência, em parceria com o Sest/Senat, envolvendo mais de 800 participantes, divididos em 55 turmas de 15 integrantes cada.

 

De acordo com a Prefeitura, com o tema "Eu me importo", o treinamento vivencial-prático, por exemplo, busca desenvolver a empatia dos colaboradores e sensibilizar os condutores para a necessidade do respeito aos passageiros preferenciais e com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

 

Além disso, foi explicado que é concedido aos cidadãos moradores de Araraquara com idade igual ou maior de 65 anos o cartão Novocard Sênior; para solicitá-lo é necessário comparecer à Central de Atendimento do Novocard, localizada no Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

 

“Atualmente, os veículos da frota contam com 10% dos assentos para os idosos, devidamente identificados. No Terminal Central de Integração, a plataforma da Avenida Portugal possui um total de 16 bancos, sendo quatro preferenciais. Já a plataforma da Avenida São Paulo tem 14 bancos e destes três são preferenciais”, afirmou o diretor-presidente da CTA, Nilson Carneiro.




Publicado em: 21/10/2021 12:54:32