Programa para microempreendedor individual é sugerido à Prefeitura

Vereador João Clemente (PSDB) entende que MEIs movimentam centenas de atividades

Em outubro, dados apontavam que 3.200 empresas foram abertas no primeiro semestre de 2021, sendo que 923 empreendimentos foram encerrados. Das empresas ativas em Araraquara, 86,1% são microempreendimentos e, destes, 63,1% de microempreendedores.

“Isso em plena retomada da economia, em um cenário de acreditação da possibilidade de pós-pandemia do coronavírus. O Microempreendedor Individual (MEI) trata-se de um modelo de negócio mais simplificado, objetivando criar um ambiente propício para a formalização dos empreendimentos das pessoas que laboram autonomamente”, avalia o vereador João Clemente (PSDB).

Por isso, o parlamentar apresentou a Indicação nº 4.839/2021, sugerindo à Prefeitura a realização de estudos e análises de viabilidade acerca do Programa Municipal de Inspiração ao Microempreendedor Individual (Pimei).

“Após identificar se a atividade desejada se encaixa no MEI, com faturamento de até R$ 81 mil por ano, sem sócios e sem outras empresas abertas, o microempreendedor individual pode se inscrever como MEI. No site www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor, Portal do Empreendedor, há instruções e possibilidade de criação da MEI. Lembrando que o MEI opta por uma atividade principal e até 15 secundárias. São 466 atividades como possibilidade permitidas para se tornar microempreendedor individual, ou seja, abre-se um extenso rol de possibilidades, com mais de 400 oportunidades de microempreendimentos a serem engendrados por meio do MEI”, detalha Clemente.

O vereador enfatiza que são números a considerar: milhares de pessoas gerando emprego e renda em todos os territórios do município, movimentando centenas de atividades. “Assim, o Pimei poderá contemplar objetivos e metas, a formação de um Comitê Temático, um Fundo de Recursos, demais atividades, ações e políticas públicas, objetivando o desenvolvimento econômico sustentável, geração de conhecimento e incentivo ao microempreendedor individual.”

“Ademais, programas de sensibilização das vantagens em ser MEI, tais como ter CNPJ próprio, negociar com entes federativos, acesso a microcréditos, tarifas fixas para tributos, emissão de Nota Fiscal, planejamento por benefícios previdenciários e apoio do Sebrae etc, são fundamentais”, conclui o parlamentar.

Publicado em: 08/11/2021 17:13:50