Crescimento de população e frota alertam para necessidade de políticas de mobilidade

Câmara realizou 2ª Audiência Pública sobre Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara
Visualize fotos

Discutir os desafios da mobilidade urbana, bem como planejar a cidade para os próximos dez anos: esse foi o objetivo da 2ª Audiência Pública sobre Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, realizada na quinta-feira (11), no Plenário da Câmara. O debate, conduzido pelos vereadores Paulo Landim e Fabi Virgílio, ambos do PT, contou com a participação da população, do presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), e dos vereadores Carlão do Joia (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB) e Guilherme Bianco (PCdoB)

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, existe a previsão da revisão dos planos de mobilidade a cada década, conforme a Lei nº 12.587/12. Araraquara executou seu último plano em 2008, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi necessário prorrogar o prazo até 2023 (Lei n°14.000/20).

O objetivo deste segundo encontro foi apresentar o diagnóstico realizado pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sobre o perfil urbano da cidade. “A gente finaliza a nossa coleta de dados, a nossa pesquisa a campo. Com todas as dificuldades de fazer isso durante a pandemia, mas, com as inovações tecnológicas e mudanças metodológicas, conseguimos traçar um perfil um bom perfil da cidade, que nos ajudará na etapa seguinte das propostas”, explicou a professora da UFSCar Luciana Gonçalves.

Foram apresentados dados de levantamentos realizados nas vias públicas da cidade, considerando as principais entradas e saídas do município, além dos resultados da pesquisa origem-destino aplicado em formulário web com pessoas de todos os bairros (agrupados em zonas de tráfego), em várias faixas etárias, incluindo usuários de transporte coletivo, de veículos motorizados e da mobilidade ativa, como ciclistas.

A cidade superou o crescimento esperado nos últimos tempos, ainda que a infraestrutura viária tenha permanecido a mesma. A projeção populacional era 212.625, mas a estimativa do IBGE para 2021 foi 240.542 habitantes, um crescimento de 11,61% em 12 anos. Por sua vez, no mesmo período a frota de carros cresceu 80,17%. Nesse sentido, houve também um “boom” imobiliário, ou seja, o aumento expressivo da construção de grandes empreendimentos. “Nós estamos em um processo crescente da construção civil da cidade, isso muda o perfil das vias e de ocupação dos bairros. A mobilidade urbana é uma das espinhas dorsais quando a gente fala em planejamento urbano. O trabalho que a UFSCar está fazendo é extremamente importante para pensar o futuro da cidade”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz.

Com todos os dados apontando para o perfil de imobilidade, o desafio da equipe técnica envolvida é justamente garantir a mobilidade. A professora da UFSCar Thaís Guerreiro explicou que, a partir de uma radiografia da cidade, foram traçadas propostas para que Araraquara não faça parte do círculo vicioso já existente em cidades grandes. “A cidade cresce, aumentam-se as distâncias, o transporte público torna-se menos eficiente, há o aumento do interesse pelo automóvel e o seu uso maciço. A ideia não é extinguir o uso de automóveis, mas melhorar a circulação de pedestres, a partir da equalização dos meios de transporte”, destacou.

O grupo seguirá trabalhando e as propostas finais serão apresentadas em nova audiência pública, ainda sem data prevista. Quando o debate for marcado, as informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da Câmara de Araraquara.




Publicado em: 12/11/2021 16:45:15