Projeto sugere 'bueiro ecológico' para futuros empreendimentos imobiliários

Propositura é do vereador Emanoel Sponton (Progressistas)

Com um olhar para o futuro, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) apresentou aos seus pares, na Câmara Municipal de Araraquara, o Projeto de Lei Complementar nº 28/2021, sobre a obrigatoriedade de implantação do dispositivo “bueiro ecológico” em novos loteamentos e condomínios no município de Araraquara.

Em seu artigo 1º, o projeto determina que ficam obrigados a implantarem o dispositivo, em conformidade com os requisitos técnicos de dimensionamento visando ao escoamento, todos os novos loteamentos e condomínios, ainda não implementados no município de Araraquara.

O documento aponta que o “bueiro ecológico” é composto por uma grade coletora instalada no interior dos bueiros, que somente permite a passagem de água, retendo os resíduos sólidos e impedindo que os detritos cheguem aos rios ou fiquem acumulados, provocando entupimentos. O objetivo é prevenir os impactos causados pela chuva.

Sponton argumenta que “o Brasil é o quarto pais do mundo que mais gera lixo plástico, reciclando apenas 1% disso. A situação se agrava ainda mais quando fazemos uma projeção para o futuro, afinal, se nenhuma mudança acontecer nos próximos anos, até 2030 teremos, aproximadamente, uma média 104 milhões de toneladas de plástico poluindo todo o ecossistema”.

O “bueiro ecológico” possui caimento para escoamento da água por gravidade e conta com uma gaiola de retenção, que torna o ambiente mais limpo e seguro. Devido ao seu formato, ele reduz a ocorrência de inundação causada pelo entupimento das galerias pluviais, minimizando, consideravelmente, a poluição do ecossistema.

O parlamentar justifica que o sistema pode ser desenvolvido sob medida para cada área específica, ou seja, com o tamanho adequado para o local, e que algumas cidades do Brasil já estão implantando esse projeto, como é o caso de São Paulo, Arujá e Santos, em São Paulo e Blumenau, em Santa Catarina, por exemplo.

“Está na hora de promovermos soluções que auxiliem efetivamente a mudança ambiental, que influenciem e impactem positiva e diretamente toda sociedade. Chegou a hora de nos conectarmos com um novo tempo e esse novo tempo tem nome, sustentabilidade”, finalizou Sponton.

Publicado em: 17/11/2021 15:43:34