Ações de combate ao racismo ambiental são propostas ao Executivo

Indicação é de autoria do vereador João Clemente (PSDB)

Na quarta-feira (17), o vereador João Clemente (PDSB) sugeriu à Prefeitura Municipal a Indicação nº 5.001/2021, que busca a realização de análises as quais tenham como objetivo agregar ações de combate ao racismo ambiental às políticas públicas municipais de combate à discriminação e ao racismo.

O parlamentar explica que a crise climática tem impactado diretamente a população negra, a qual compõe a maior parte dos brasileiros (56%, segundo o IBGE, 2020) e que a justiça climática (ambiental) deve ser acompanhada do combate às desigualdades raciais e sociais.

Clemente adiciona, ainda, que as discussões acerca do racismo ambiental têm ganhado espaço no mundo. Exemplifica: “Durante a COP26 [Conferência das Partes – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima], representantes de mais de 220 entidades da sociedade civil assinaram um manifesto contra o racismo ambiental”.

O vereador aponta que o conceito de racismo ambiental é mais do que apenas as injustiças ambientais e a exposição desproporcional a riscos, afetando algumas populações; engloba também a exclusão dessas pessoas dos processos de tomada de decisão. Finaliza dizendo: “O Brasil é um país negro, e isso deve ser respeitado”.

Publicado em: 23/11/2021 13:25:05