Mutirão de cirurgias de catarata é conquistada por emenda parlamentar

Vereador Edson Hel (Cidadania) conseguiu recursos junto ao deputado federal Arnaldo Jardim, que foram destinados para realização de cirurgias eletivas de catarata por meio de serviço pelo SUS

Na próxima segunda-feira (29), um serviço público de oftalmologia de Araraquara deve iniciar um mutirão de cirurgias de catarata, que esperam numa fila pelo procedimento eletivo, aguardando a oportunidade de cuidado com sua visão, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Estas cirurgias foram viabilizadas por uma emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil, articulada pelo vereador Edson Hel (Cidadania), junto ao deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania).

Os detalhes para a realização deste mutirão foi pactuado em reunião ocorrida na sede da Secretaria Municipal da Saúde, com a secretária Eliana Honain, o vereador Edson Hel e os representantes da entidade, Dr. José Augusto Cardillo, Francisco de Assis Bergamim e Cláudia Trevisolli, na sexta-feira (19). Ao menos 175 cirurgias de catarata serão realizadas nos próximos dias.

Procedimento esperado

O serviço de oftalmologia do Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa (Cresep) Hospital de Olhos Araraquara atende a pacientes das 24 cidades da Diretoria Regional da Saúde (DRS III), porém, como a emenda foi direcionada para o município de Araraquara, somente pacientes residentes do município, que já foram atendidos pelo serviço e aguardam o momento do procedimento. Para o médico oftalmologista, Dr Cardillo, a vinda deste recurso financeiro vai ajudar na qualidade de vida destes pacientes. “O recurso veio num momento importante, já que a rotina de atendimentos do Cresep resulta na necessidade de procedimentos, cirurgias, que acabam entrando em uma fila de espera. Com esta emenda conseguida pelo vereador Edson Hel conseguiremos zerar a fila em nosso serviço e realizar mais alguns procedimentos em outras necessidades”, apontou o médico e fundador do serviço.

Para o vereador Edson Hel, destinar esta e outras emendas parlamentares contribui com a prestação dos serviços de algumas entidades da cidade. “Fico feliz com o resultado que este recurso vai proporcionar à população de Araraquara. Tratar dos problemas da visão é devolver qualidade de vida à essas pessoas que precisam do procedimento de cirurgia de catarata. Eu e o deputado Arnaldo Jardim estamos dialogando para a conquista de outras emendas, para a realização de mais alguns procedimentos na saúde”, manifestou.

Publicado em: 23/11/2021 17:39:50