Vereadores participam de anúncio de cervejaria que vai gerar 400 empregos na cidade

Estrella Galícia investirá R$ 2 bilhões na fábrica de Araraquara; anúncio foi feito na sede do Governo do Estado de São Paulo e fará a cidade receber um repasse maior de impostos arrecadados pelo Estado
Visualize fotos

Vereadores da Câmara Municipal de Araraquara estiveram em São Paulo para acompanhar o anúncio da instalação da primeira fábrica da cerveja Estrella Galícia fora da Espanha. A cervejaria será instalada na cidade, às margens da SP-255, em área já adquirida pela empresa. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, pelo governador João Dória (PSDB), ao lado do proprietário mundial da empresa, Ignácio Rivera, e do prefeito Edinho Silva (PT). Os vereadores Aluísio Boi (MDB) – presidente da Casa de Leis, Lucas Grecco (PSL) – segundo secretário, Luna Meyer (PDT), Hugo Adorno (Republicanos), Emanoel Sponton (Progressistas), João Clemente (PSDB), Filipa Brunelli (PT) e Paulo Landim (PT) representaram o Legislativo na atividade, além de secretários municipais.

“É uma demonstração de união da Câmara e o entendimento que o maior investimento que uma empresa já fez para sua implantação em toda a história da nossa cidade precisa ter os vereadores da cidade presentes neste momento do anúncio. Além dos empregos diretos, tem ainda os empregos indiretos, muitos benefícios paralelos, além de incremento no repasse de impostos arrecadados com a operação da empresa. A Câmara aprovou incentivos fiscais, segura de que a produção e comercialização da empresa será suplantada em muito pelo incremento da arrecadação das vendas”, ponderou Boi.

Para sua implantação e funcionamento em Araraquara serão investidos R$ 2 bilhões, com a geração de 400 empregos diretos, outros 600 indiretos e entrada em operação no final de 2023. A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest-SP) auxiliou a cervejaria na localização da área e participou de discussões ambientais relacionadas à disponibilidade hídrica. A cervejaria implantará uma fábrica sustentável na área ambiental, visando a meta de emissão zero de carbono em suas instalações, com matriz energética mais limpa, geração de biogás, utilização de energias renováveis, centrais fotovoltaicas e veículos híbridos. A implantação da indústria começará em janeiro de 2022.

A água de Araraquara e sua localização estratégica no estado, com vantagens na logística para distribuição do produto, foram fundamentais para a escolha do local de implantação. “A Estrella Galícia será o fator do maior valor adicionado do município de Araraquara. Tudo aquilo que o município concedeu de isenção é pequeno comparado aos benefícios que teremos no impacto da arrecadação”, afirmou Edinho. O valor adicionado serve para que o Estado defina o índice de participação que cada município terá em cima da arrecadação geral do Estado.




Publicado em: 25/11/2021 21:51:09