Prefeitura recomenda abaixo-assinado pedindo reabertura de rua interditada

Vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou requerimento devido a descarte irregular de lixo

A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento n° 844/2021 questionando o fechamento da Rua Maria Brambilla Passos. Segundo a Prefeitura, a interdição ocorreu devido ao descarte de inservíveis no local, porém, de acordo com a parlamentar, o problema não foi solucionado, uma vez que o descarte foi realocado para outros pontos do bairro.

“A interdição do trecho, além de dificultar o acesso ao bolsão, trouxe insegurança à população, já que marginais usam o local para a prática de atos criminosos, inclusive já foi encontrada uma ossada humana no local”, complementou.

No documento, Luna questiona decisões que incluem o fechamento da via, a data em que foi pavimentada, e qual a estratégia da Prefeitura para tratar o problema. Segundo a vereadora, a solução seria a reabertura e restauração da rua, a distribuição de panfletos informativos para a população, câmeras de segurança e melhorias no acesso ao bolsão.

Em resposta ao requerimento, o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, afirmou em ofício que a pavimentação foi realizada há mais de dez anos e, por isso, não há registro formal da data. Quanto ao fechamento da via, ocorreu anteriormente a 31 de julho de 2019.

A Secretaria também respondeu que tem adotado constantes intervenções, por meio da Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos, para a remoção dos inservíveis descartados no local. “Quanto à reabertura da via como medida necessária para beneficiar a população e favorecer a segurança, recomendamos obtenção de manifesto coletivo, a fim de respaldar tal iniciativa. Quanto à instalação de câmeras no local, não há previsão nos orçamentos 2021 e/ou 2022 para tal despesa. Assim, seria necessária a obtenção de emenda estadual e/ou federal para a finalidade”, concluiu.

Quanto às ações educativas de conscientização da população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade confirmou que será realizada uma panfletagem sobre resíduos na região.

Para Luna, “é muito triste eles recomendarem um abaixo-assinado para uma situação que é totalmente clara para quem vai até o local. Fica muito claro que eles não estiveram presentes e não fizeram uma apuração concreta. Eu mesma estive no local, conversei com pelo menos 20 moradores e todos sofrem com a situação dessa via. Criminosos fazem uso do espaço. E andar por ela é simplesmente assustador e totalmente inseguro. De qualquer forma, vou fazer o que eles solicitam, para mim fica claro o desprezo com uma situação muito grave”.

Publicado em: 07/12/2021 12:42:49