Câmara aprova Moção de Repúdio contra falta de reajuste aos policiais paulistas

Documento assinado por sete vereadores passou por deliberação do Plenário na última sessão ordinária

Segundo levantamento do Anuário de Segurança Pública de 2021, o Estado de São Paulo está na “lanterna” dos investimentos em segurança pública, empregando pouco mais de 5% de sua arrecadação na referida pasta, o que afeta diretamente na remuneração dos policiais militares.

Uma moção de repúdio ao que chamaram de “omissão do governo do estado de São Paulo perante a grave crise salarial dos policiais paulistas” foi assinada pela bancada do Patriota na Câmara Municipal de Araraquara, composta por Carlão do Joia, Marchese da Rádio e Marcos Garrido, e também pelo segundo secretário da Mesa Diretora, Lucas Grecco (PSL), e pelos vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Hugo Adorno (Republicanos) e Lineu Carlos de Assis (Podemos). O documento foi apresentado e aprovado na Sessão Ordinária de 07 de dezembro e será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para providências.

“A atual crise salarial é histórica, já que as remunerações das carreiras policiais paulistas estão entre as piores do Brasil, sendo que alguns cargos, graduações e postos estão na última posição no comparativo com funções similares das demais unidades federativas do País”, apontam no documento.

Como comparação, os vereadores apresentam os investimentos de outros entes federativos em Segurança Pública: Minas Gerais (16,2%), Rio de Janeiro (16,4%), Goiás (13,6%), Mato Grosso (13,1%) e Tocantins (12,6%). “A desproporção também é muito grande ao se comparar os salários dos policiais paulistas com os desses estados, cuja arrecadação e PIB são muito inferiores a São Paulo”, pontuam.

“Não há a devida reposição inflacionária aos salários dos policiais desde o ano de 2014, tendo havido apenas dois pequenos reajustes: de 4%, em 2018, e de 5%, em 2020, que não são suficientes frente à necessária recomposição salarial perante uma inflação acumulada, superior a 50%. Portanto, existe sim uma defasagem mínima da ordem de 42,85% nas remunerações dos policiais paulistas”, calculam.

De acordo ainda com os vereadores, esta situação afeta diretamente o município de Araraquara, “que possui um contingente policial subjugado pela penúria salarial, o que impacta em sua saúde física e mental, pelo seu endividamento, incapacidade de prover o sustento familiar e baixa autoestima pela sua desvalorização”.

Publicado em: 13/12/2021 14:28:58