Projeto Viva Leite contribui para combate à anemia ferropriva

Vereador João Clemente (PSDB) solicitou ao Executivo participação no programa estadual

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar em Araraquara, o vereador João Clemente (PSDB) solicitou à Prefeitura a realização de campanhas informativas sobre o Projeto Estadual do Leite – Vivaleite,  por meio de parcerias e convênios com o Governo do Estado de São Paulo.

O pedido foi feito por meio da Indicação nº 845/2022. De acordo com o parlamentar, até dezembro de 2021,o programa havia beneficiado mensalmente mais de 196 mil crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, além de 101 mil idosos acima de 60 anos. “O leite é enriquecido com ferro e vitaminas A e D e tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo a crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social”, justificou Clemente.

O vereador ainda ressalta que a atual gestão já distribuiu mais de 173 milhões de litros de leite e que, durante a pandemia da Covid-19, a ampliação do programa reforçou a alimentação para mais de 15 mil idosos residentes em 479 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pelo Estado.

O projeto

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias paulistas. O programa é destinado a núcleos familiares com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita.

Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D, contribuindo para o combate à anemia ferropriva.

Aqueles que desejam se tornar parceiros do projeto, devem encaminhar um e-mail para faleconosco@desenvolvimentosocial.sp.gov.br ou ligar para o telefone (11) 2763-8040.

Publicado em: 09/02/2022 13:12:19