Retomada integral da Furp de Américo poderia fomentar geração de renda da região

Opinião é do vereador João Clemente (PSDB), que solicita estudos para maximização da produção de medicamentos na unidade

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) é o laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo. Em Américo Brasiliense, a fábrica opera com cerca de 75% de inatividade. Na Indicação nº 1.022/2022, protocolada em 15 de fevereiro, o vereador João Clemente (PSDB) solicita estudos para acordos ou convênios com outros entes e instituições para retomada plena ou “maximização da produção de medicamentos na unidade”.

“À priori, o município de Araraquara não tem ingerência na Furp de Américo Brasiliense, por isso, propõe-se, também, a criação de consórcio de municípios, com apoio do Estado de São Paulo, o que viabilizaria a iniciativa”, afirma o parlamentar no documento.

De acordo com Clemente, a instituição tem mais de 800 funcionários e produz 38 tipos de medicamentos, incluindo o Dispositivo Intrauterino para Contracepção (DIU), além de antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos e imunossupressores. “Todos de baixo custo, que são fornecidos para prefeituras, consórcio de municípios, secretarias de saúde municipais e estaduais, santas casas, hospitais, sindicatos e entidades filantrópicas”, reforça o vereador.

O parlamentar cita ainda o programa Dose Certa, por meio do qual a Furp fornece medicamentos para 550 municípios paulistas, sem intermediários, que distribuem gratuitamente à população pelas unidades básicas de saúde.

Para Clemente, ao aumentar as taxas de operação, produção, eficiência e desempenho, a Furp de Américo Brasiliense poderia se transformar na maior produtora de medicamentos do Brasil. “Isso refletiria no aumento dos postos de trabalho, de geração de emprego e renda para a região, de recolhimento de tributos, vinda de tecnologias farmacêuticas inovadoras, enfim, pode ser uma oportunidade competitiva para o Município de Araraquara e região, e para o próprio Estado de São Paulo”, afirma.

Sobre a Furp

Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Fundação para o Remédio Popular (Furp) ocupa posição estratégica nas políticas públicas de saúde, dedicando-se ao desenvolvimento, produção, distribuição e dispensação de produtos para melhoria da qualidade de vida da população. Criada em 1968, por meio da Lei Estadual nº 10.071, atualmente a Furp possui duas unidades: uma em Guarulhos e outra na cidade de Américo Brasiliense.

Publicado em: 18/02/2022 14:11:18