Praças e áreas escolares poderão contar com policiamento para mais segurança de alunos

Vereador Marcos Garrido (Patriota) sugeriu presença da Guarda Civil nas praças próximas a escolas a fim de trazer segurança aos alunos e funcionários

O vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou a Indicação nº 1.037/2022 na qual sugere à Prefeitura o reforço do policiamento em torno dos estabelecimentos educacionais de ensino público, bem como a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nos períodos de entrada e saída de estudantes de escolas situadas em praças públicas ou nas proximidades delas.

O parlamentar vê a necessidade do efetivo nesses locais e cita como exemplo o caso ocorrido na cidade de Matão, onde uma estudante teria sofrido tentativa de estupro por um morador de rua. Na ocasião, a jovem buscou abrigo em um coreto próximo a escola para se proteger da chuva e foi agarrada por um morador de rua que habitava o local.

Garrido alega que a cidade possui diversas escolas públicas situadas em praças e que essas contam com a presença cada vez maior de população em situação de rua, pessoas que estão nessa situação em razão da crise econômica, falência de relações familiares, desemprego ou por dependência de álcool e drogas.

“Muitos desses indivíduos são pessoas inofensivas, mas também existem indivíduos de alta periculosidade ou pessoas que, sob efeito de substâncias, alteram a capacidade psicomotora e de juízo se tornando perigosas e incapazes de mensurar seus atos. Essa situação oferece grave risco nesses locais, em especial à segurança de estudantes e trabalhadores dos estabelecimentos de ensino ”, afirma o vereador.

O parlamentar conclui que há a necessidade de patrulhamento constante nesses locais e no entorno, podendo essa incumbência ser prestada pela GCM, tendo incumbências de maior grandeza e urgência.

Publicado em: 22/02/2022 13:26:24