Programa Mais Emprego Araraquara é sugestão de incentivo para empreendedorismo

Vereador João Clemente (PSDB) é autor da proposta

Propondo que a ideia daria mais oportunidades para quem deseja empreender no município, o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 1.038/2022, solicitando a realização de estudos para a criação, implementação e sistematização do Programa Mais Emprego Araraquara, por meio de parcerias e convênios, com base nos seguintes subprogramas: startups nos bairros, linhas de crédito, consultoria, desenvolvimento sustentável e inovação.

Em relação às startups, o parlamentar sugeriu a implementação do Programa StartBairro, o qual, por meio da promoção de políticas públicas, incentivaria soluções tecnológicas e inovadoras a partir de projetos advindos das regiões periféricas do município, contribuindo para a detecção e prospecção de oportunidades de mercado, e ou, ainda, promovendo produtos e serviços que ainda não estão sendo propostos no Município. Assim, em cada bairro ou região, haveria uma unidade com infraestrutura para o desenvolvimento de negócios que promovam o empreendedorismo.

O Programa AcreditaEmpreendedor consistiria em linhas de crédito com juros baixos e prazo extensivo para pagamento, para micros e pequenos empreendedores, e produtores rurais, a fim de garantir “o incentivo que as pessoas precisam para mudar suas realidades a passarem ao mundo do empreendedorismo”, destacou Clemente.

O vereador ressaltou ainda a importância de um eixo de consultoria, o Programa ApoiaAraraquara. “O empreendedor precisa entender da área que irá desenvolver, mas precisa conhecer, também, de gestão empresarial, inteligência de mercado, marketing, finanças, contabilidade e vendas, para alavancar os negócios.”

Já o Programa EmpreendedorGreen visa à promoção de ações nas áreas da Agroecologia, do Ecoturismo, Eficiência Energética, Segurança Alimentar, Logística Reversa e Mobilidade Urbana Sustentável. “O mundo está cada vez mais consciente da importância do meio ambiente, do pensamento verde, da complexidade e unidade das biodiversidades, e empreendimentos que venham a fomentar tais iniciativas podem ser promovidos pelo Poder Público. Promover os negócios dos bairros que fomentem empreendimentos sustentáveis, inovadores sim, mas com a preocupação ecológica que os investidores valorizam cada vez mais”, frisou Clemente.

Segundo o parlamentar, para manter a excelência dos negócios implementados é preciso um Programa de Melhoria Contínua, o InovaATodaHora Araraquara, consubstanciado na modernização dos empreendimentos fomentados pelo Programa Emprega Mais Araraquara.

“Para as ideias serem transformadas em valores, em negócios, em emprego e renda, e qualidade de vida, é preciso que, além do próprio empreendedor, alguém mais acredite no sonho, no objetivo.  Por isso, precisamos incentivar e capacitar a população a partir de programas como este, que, por meio de mentorias, oficinas e assessorias, oferecem o apoio necessário a quem deseja abrir o seu próprio negócio”, concluiu o vereador.

Publicado em: 22/02/2022 13:41:54