Paridade de gênero nos Conselhos Municipais visa a garantir mais representatividade

Vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu mudança na composição
Visualize fotos

"A falta de representatividade das mulheres nos espaços decisórios tem sido um grande obstáculo para a consolidação da democracia." É o que acredita a vereadora da Câmara Municipal de Araraquara, Filipa Brunelli (PT). Por isso, a parlamentar enviou a Indicação nº 1.229/2022 à Prefeitura, solicitando que seja assegurada a paridade de gênero na composição dos Conselhos Municipais, ou seja, que os grupos tenham a mesma quantidade de homens e mulheres.

"Essa ausência das mulheres nos espaços institucionais afeta, diretamente, a garantia dos seus direitos civis, políticos e sociais. O patriarcado e a misoginia, que fundamentam e orientam a nossa sociedade, têm negado, historicamente, às mulheres os espaços políticos decisórios e cerceado o exercício da cidadania pelas mesmas." Ainda segundo a parlamentar, a violência política de gênero tem sido apontada também como um obstáculo para a participação das mulheres na política.

Filipa também concluiu que a violência política de gênero pode fazer com que as mulheres percam o interesse pela política institucional, com medo da violência que podem sofrer. "Isso tem contribuído para a perpetuação da baixa participação política das mulheres. Portanto, fomentar a participação política das mulheres nestes espaços, além de ser dever do Poder Executivo, é uma estratégia histórica de extrema importância para a formulação e implementação de políticas públicas, que vão ao encontro com as especificidades dessa minoria política."




Publicado em: 22/02/2022 14:57:16