Projetos de formação de atletas do basquete são discutidos em reunião na Câmara

O vereador Aluisio Boi fará a ponte entre a Aba e o Executivo

O esporte, uma das bandeiras do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), foi o assunto de reunião com representes da Associação de Basquetebol de Araraquara, Aba, na tarde desta quarta-feira (23), no gabinete da presidência.

Ao assumir a presidência da Casa de Leis, Boi convidou José Roberto Fernandes, vice-presidente da Aba, Eduardo Di Poi, gerente de esportes, e Gilberto Paulilo, diretor de finanças, para falar sobre os projetos da instituição, entretanto, a pandemia adiou o encontro, que aconteceu agora. “Eu tenho um grande apreço pela Associação de Basquete de Araraquara e pela diretoria desde sua fundação, no ano de 2008. Quando eu ocupava o cargo de secretário de Esportes, juntos, trabalhamos vários projetos. E por falar nisso, hoje falamos do projeto de inserção das crianças no esporte e, através dele, na sociedade, em conjunto com a Secretaria de Esportes e com a Fundesport”, disse Boi.

Atualmente, 450 jovens de 6 a 17 anos participam do projeto ‘Sonhando Alto’ e 150 estão no Basquete Social, por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, de onde vários talentos foram revelados. Um exemplo é o atleta Renan Gabriel, que aos 15 anos foi para o time da Francana e hoje, aos 17 anos, está treinando com a seleção brasileira adulto.

“O projeto com as categorias de base é fantástico. Sempre participei e quero estar junto na construção de uma proposta que fortaleça o esporte, com o que há de mais precioso, as nossas crianças e os talentos que estão espalhados pela cidade. A Câmara é ressonância e voz da população e apoia integralmente a iniciativa, que demonstra o carinho e o respeito pelo basquete e pelas categorias de iniciantes, onde são forjados futuros atletas. Ressalto que Araraquara tem uma equipe profissional de basquete, brilhantemente desenvolvida pela Roseli Gustavo, uma referência nacional do esporte. A Aba pode abastecer os times de cima com valores descobertos por toda nossa Araraquara”, pontuou Boi.

O parlamentar foi informado que a associação de basquete está precisando de uma sede, uma vez que está pagando aluguel e não conta com patrocínios. Além do mais, a diretoria quer estar cada vez mais presente na realização dos sonhos das crianças, de um dia jogarem em times profissionais. “Minha intenção é conseguir aproximar e fazer com que as categorias se encontrem, assim, ganham o esporte, a cidade e as crianças. Estou agendando para a próxima semana uma reunião entre a diretoria da Aba e o prefeito Edinho Silva, quando vamos expor todas as possibilidades para incentivar ainda mais essa parceria que deu tantos bons frutos, e, após, vamos marcar uma reunião também com a Secretaria de Esportes. Temos que continuar com a base forte, fazendo uma ponte com o time adulto, que, só para exemplificar, tem quatro meninas do projeto Sonhando Alto”, encerrou Boi.

Publicado em: 24/02/2022 13:30:34