Na quarta-feira (23), em reunião virtual realizada pela Comissão Especial de Estudos (CEE), denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, foram levantadas algumas questões, como a possibilidade de uma ação em março em alusão ao dia 8, Dia Internacional da Mulher. Além da presidenta, vereadora Fabi Virgílio (PT), e das integrantes Sheila Girello, Claudete Barsaglia Camargo, Angela Mancini, Maria Mafredo e Mariana Carvalho, também esteve presente a assessora da vereadora Filipa Brunelli, Jussara Souza.
Fabi apresentou a necessidade de montagem de um cronograma para o ano, começando com o mês de março, além da implantação, de fato, da Lei da Parada Segura e a da Lei do Parto Humanizado.
Foi dialogada a necessidade de sensibilizar os médicos da rede pública para que colaborem na execução do Plano de Parto, que é tão importante, porém pouco aplicado no município.
O Plano de Parto é um documento com validade legal, recomendado e reconhecido pelo Ministério da Saúde. Elaborado pela mulher, nele devem constar os desejos e os cuidados que ela quer receber, para si e para o seu filho, no momento do parto e no pós-parto imediato.
A vereadora fará uma indicação ao Executivo para criação de uma aula aberta aos médicos da rede pública com a finalidade de capacitá-los e sensibilizá-los em aderir ao plano como uma ferramenta positiva para o maternar.
Publicado em: 25/02/2022 14:55:48