Secretaria esclarece sobre Programa de Saúde na Escola com relação ao diabetes

Vereador João Clemente (PSDB) pediu informações em requerimento enviado no início do mês
Visualize fotos

Após resposta à Indicação nº 3.942/2021, que, dentre outras informações, salientou que ações relativas à prevenção do diabetes devem ser trabalhadas no Programa de Saúde na Escola (PSE), por se tratar de um programa já pactuado entre Saúde e Educação, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 215/2022 ao Executivo, pedindo informações e elucidações sobre o programa citado.

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, explicou que o município pactuou, através do termo de Adesão do PSE, o período de 15 de fevereiro de 2021 até 15 de fevereiro de 2023. “Neste último ano, devido à alta pressão assistencial em decorrência da pandemia de Covid-19, o avanço da vacinação e a paralisação e rodízio das aulas presenciais, as ações de educação em saúde tornaram-se remotas, já que os esforços se concentraram em torno da pandemia, inclusive no âmbito educacional”, detalha.

Ela enfatiza que o PSE se utiliza dos profissionais que atuam na Atenção Básica para a realização das atividades e, durante o ano de 2021, os mesmos se dedicaram ao combate à pandemia de Covid-19 e ao atendimento das demandas das unidades de saúde do município. “Contudo, a Gerência de Educação Permanente da Coordenadoria Executiva de Atenção Básica, em parceria com a Uniara, em especial com o curso de Nutrição, realizou, em 2021, a gravação de quatro vídeos de capacitação que foram disponibilizados para os professores da rede pública de ensino com a finalidade de informá-los a respeito de ‘Alimentação Saudável e Prevenção do Sobrepeso’.”

Talitha diz ainda que foi realizado, dentro da ação proposta, um cronograma de atividades com início ainda em março de 2022 no CER “Antônio Tavares Pereira Lima”, localizado no Jardim Pinheiros, quando serão realizadas ações de antropometria, avaliação de consumo alimentar e identificação de alunos com sobrepeso, com avaliação de consumo alimentar das crianças e avaliação antropométrica e avaliação de sobrepeso infantil, com encaminhamento para a clínica de Nutrição da Uniara quando necessário.

“É sabido que a alimentação saudável é uma das mais importantes ações de combate à diabetes, juntamente com o incentivo à prática de atividade física regular, o que colabora com a diminuição do sobrepeso e obesidade infantil. Portanto, reafirmo que o item 09 (Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil) das ações pactuadas junto ao PSE está sendo contemplado. Esta coordenadoria tem se esmerado em implementar e incentivar a parceria saúde-educação e não medirá esforços para sua realização e continuidade”, finaliza a coordenadora.




Publicado em: 24/03/2022 14:31:32