Urbanismo tático nas cores da bandeira LGBTQIA+ em ruas de Araraquara

Frente Parlamentar pelo Direito à Cidade quer conscientizar população sobre violações dos direitos LGBTQIA+ através dos espaços urbanos
Visualize fotos

Dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. A data tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBTQIA+. Como forma de valorizar a importância desse dia, as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT) e o vereador Marcos Garrido (Patriota), protocolaram a Indicação n° 1.984/2022.

Nos documentos, os parlamentares sugerem ao Executivo que seja executada a pintura de uma faixa de pedestre com as cores da bandeira LGBTQIA+, no dia 17 de maio ou no dia 28 de junho, Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ em Araraquara.

“Pensamos nessa ação de urbanismo tático como forma de conscientização e reflexão para demonstrar o nosso compromisso com a cidade, a valorização e o respeito das diversas orientações sexuais existentes na sociedade, assim como forma de invocar toda a cidade a se juntar contra qualquer forma de preconceito e discriminação vividos pela população LGBTQIA+”, afirmou Fabi.

Segundo a vereadora, a expressão “urbanismo tático” tem origem no inglês “tactical urbanism”, e visa a promover a reapropriação do espaço urbano por seus principais usuários, as pessoas. O objetivo é trazer mudanças através de intervenções que permitam experimentar uma maior aproximação com as ruas, mostrando o impacto que seria causado, caso a iniciativa fosse executada ali.

“Lutamos por uma cidade mais inclusiva, mais plural e diversa e dizemos não ao preconceito que ainda persiste em uma parcela populacional”, concluiu a parlamentar.




Publicado em: 05/04/2022 14:48:52