Programa de Incentivo às Árvores Frutíferas é apresentado à Prefeitura

Proposta foi elaborada pelo vereador João Clemente (PSDB)

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que visa à recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050. Diante disso, o vereador João Clemente (PSDB) propõe à Prefeitura a criação do “Programa Municipal de Incentivo às Árvores Frutíferas – Plantio – Manejo – Doação e Consumo” e adesão ao Programa da Organização One Tree Planted.

Na Indicação nº 2.215/2022, protocolada em 11 de abril, o parlamentar destaca que o município de Araraquara está localizado em uma região de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, “perfazendo em uma região prioritária para a preservação ambiental”. Fora a questão ambiental, Clemente sugere a doação e o consumo dos frutos produzidos, “mormente para as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, frisa.

De acordo ainda com o vereador, para atingir o objetivo do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, mais de 260 organizações uniram forças em 2009, incluindo governos, organizações sem fins lucrativos, empresas privadas e instituições de pesquisa.

“Essas organizações se uniram para enfrentar alguns dos maiores problemas que a Mata Atlântica sofre. Além de plantar árvores e restaurar terras, eles estão realizando pesquisas, desenvolvendo ferramentas e tecnologias para monitorar a floresta e produzindo políticas públicas para garantir que a floresta seja protegida no futuro”, cita o parlamentar.

Publicado em: 19/04/2022 12:42:12