Ampliação do número de ônibus da linha Rodorib facilitaria acesso de alunos ao IFSP

Vereador Emanoel Sponton (Progressistas) relata dificuldades dos estudantes na utilização do transporte público coletivo

Recentemente, foram anunciadas, pela Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), alterações nas linhas Bueno e Rodorib, que entraram em vigor no dia 27 de abril, para atender demandas de usuários do transporte público coletivo que utilizam as referidas linhas.

No caso da linha Rodorib (Via Residencial Lupo I – II), operada pela Viação Paraty Ltda, houve ampliação do primeiro horário de atendimento no bairro: 5h40, atendendo demanda encaminhada para a Ouvidoria da CTA.

No entanto, pais e alunos que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara procuraram o vereador Emanoel Sponton (Progressistas), relatando que os estudantes têm enfrentado dificuldades em relação aos ônibus da linha Rodorib que atendem ao campus.

“Poucos ônibus em circulação e intervalos grandes entre os ônibus, causando lotação. Além disso, tem prejudicado os horários de entrada e saída dos alunos do período integrado, que estão tendo que escolher entre embarcar no terminal às 11 horas, o que implica sair mais cedo de casa e chegar muito cedo ao campus, ou às 11h40, com veículo lotado”, argumenta o parlamentar.

Sponton destaca que o mesmo acontece no horário de saída. “Os alunos estão tendo que ser liberados 15 minutos antes do término das aulas para conseguirem entrar no ônibus às 18 horas, também enfrentando grande lotação”, completa.

Por isso, o vereador encaminhou à Prefeitura a Indicação nº 1.865/2022, solicitando estudo para o aumento do número de ônibus que fazem a linha Rodorib. “Melhorar as condições de acesso dos alunos ao serviço de transporte público, sem que eles tenham que passar horas de seus dias dentro de um ônibus em total desconforto e com a segurança comprometida, é fundamental para o acesso e a permanência dos alunos matriculados no IFSP”, finaliza o parlamentar.

Itinerários e horários

De acordo com a CTA, os itinerários e horários das linhas podem ser consultados por meio do site www.ctaonline.com.br, Whatsapp (16) 3303-7277, telefone 3303-7293 e e-mail faleconosco@ctaonline.com.br. Além do site novocardararaquara.com.br, do aplicativo de localização SeuOnibus e do aplicativo de consulta HoraBus.

Publicado em: 02/05/2022 13:03:42