Cerca de 15% das sepulturas do Cemitério dos Britos têm débitos

Informações foram dadas em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

Com um total de 6.020 sepulturas, distribuídas em áreas de concessão (4.070) e públicas (1.950), o Cemitério dos Britos possui 866 cadastros com débitos em aberto. As informações foram fornecidas pela Prefeitura no dia 28 de abril, em resposta ao Requerimento nº 282/2022 do vereador Marchese da Rádio (Patriota), protocolado em 18 de março.

No documento parlamentar, Marchese ressaltou que o Cemitério dos Britos faz parte da história de Araraquara e que o local mantém, inclusive, um memorial em homenagem aos Brito, “vistos por muitos moradores como milagreiros”. “A necessidade contínua de cuidado com a memória, enfatizando a preservação do patrimônio cultural, afetivo e religioso da sociedade é de extrema importância para o município”, observa o vereador.

Além do número de jazigos, Marchese também questionou como é feita a manutenção e o valor cobrado dos usuários pelo serviço. Segundo a Prefeitura, as sepulturas são cobertas por gramado que recebe irrigação e varrição diária, além de roçada semanal ou quando necessário. “Nas demais áreas, a manutenção é realizada conforme necessidade de cada setor (poda, remoção de ervas daninhas, pintura de guias, varrição, etc)”, informa o documento, assinado pela coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch.

Sobre os valores cobrados, o Governo Municipal informou que segue o estabelecido no Decreto Municipal nº 10.540/2014 em vigor, que estabelece o custo de 1 a 3 Unidades Fiscais Municipais (UFM) – dependendo do tipo de sepultura – pelo serviço de manutenção e conservação anual no Cemitério das Cruzes. Hoje o valor da UFM é de R$ 60,29.

Publicado em: 03/05/2022 15:23:23