Programa para pessoas em situação de rua é encaminhado à Prefeitura

Vereador João Clemente (PSDB) é autor da proposta

Tendo como referência o projeto Moradia Primeiro, desenvolvido pelo Governo Federal baseado no modelo Housing First, o vereador João Clemente (PSDB) propõe a criação do Programa Mais Dignidade para a Vida das Pessoas em Situação de Rua. A ideia, documentada na Indicação nº 2.399/2022, foi encaminhada à Prefeitura no dia 25 de abril.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa federal parte do princípio do acesso imediato de uma pessoa em situação crônica de rua a uma moradia segura, individual e integrada à comunidade.

Clemente também sugere outras medidas que poderiam ser implantadas no município, como: aumento dos agentes públicos para encaminhamento das pessoas em situação de rua aos programas municipais de acolhimento, parcerias com empresas para incentivo de contratações dessas pessoas, maximização dos serviços de saúde, distribuição de sacos de dormir e, por fim, campanhas de arrecadação de roupas e cobertores.

Para o vereador, a queda de temperatura acende o alerta para a necessidade de potencializar as políticas públicas existentes. “Com a chegada do inverno, a preocupação com a saúde, segurança e dignidade das pessoas em situação de rua tende a se acentuar. Alijados da vida em sociedade, muitos sem trabalho, outros com questões de saúde a serem tratadas, sem contar a luta diária pela alimentação, roupa e higiene. Enfim, é uma luta pela sobrevivência, pela dignidade, pelo resgate da autoestima”, conclui o parlamentar.

Publicado em: 03/05/2022 15:30:41