Plano para recuperação de produtos eletrônicos busca fomentar economia verde

Iniciativa do vereador João Clemente (PSDB) foi apresentada à Prefeitura

O que é descarte para uns pode ser renda para outros. A fim de fomentar a geração de renda, atrelada à sustentabilidade, o vereador João Clemente (PSDB) enviou duas solicitações à Prefeitura no dia 27 de abril. Uma aborda a possibilidade de implementação de um Plano Municipal para a Recuperação de Produtos Eletrônicos para criação de uma cooperativa de eletroeletrônicos, enquanto outra sugere a instalação de mais pontos de coleta na cidade.

Na Indicação nº 2.473/2022, o parlamentar aponta que o município possui a competência técnico-acadêmica necessária para a implantação do referido plano municipal. “Existem pessoas buscando qualificação profissional, trabalho, emprego, renda, ou seja, temos o público-alvo para formação e treinamento. De outra banda, como produzimos e consumimos uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos, temos a oportunidade de reciclar ou consertar os referidos aparelhos, gerando renda para quem precisa”, explica Clemente.

Já na Indicação nº 2.472/2022, o vereador solicita estudos para a implementação de mais postos de coleta de materiais eletrônicos, distribuídos em pontos estratégicos da cidade. “Como justificativa, é imperioso salientar que a produção e, consequentemente, o consumo de materiais eletrônicos tende a ser uma crescente em nossa sociedade globalizada e baseada em ‘tempos líquidos’ de vivência e experienciação da vida”, reflete o parlamentar.

Clemente, citando Fritjof Capra, explicita a importância das comunidades cooperativas lastreadas em ações interconectadas. “Dentro de cada organização, existe um cluster de comunidades de práticas interconectadas. Cada vez mais pessoas estão engajadas nessas redes informais e, quanto mais sofisticadas elas forem, mais condições a organização terá de aprender respondendo criativamente a novas circunstâncias.  A sobrevivência da organização reside na sua comunidade de práticas. O desafio para líderes empresariais não é criar redes dentro das organizações, mas conhecer e legitimar as redes informais já existentes”, finaliza, enfatizando que, “tendo o Poder Público as ferramentas legais para a criação do Plano para Recuperação de Produtos Eletrônicos, essa interconexão entre quem precisa de renda, quem pode doar os materiais e quem pode comprá-los remanufaturados tende a fluir naturalmente”.

Publicado em: 06/05/2022 15:31:47