Dia Municipal dos Povos Indígenas poderá ser incluído no Calendário Escolar

Vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou abordagem do tema nas escolas municipais e no aniversário da cidade

Após diálogos com pesquisadoras do Grupo de Estudos “Educação das Relações Étnico-raciais na Temática Indígena” (Geereri/Fundação Araporã), a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou as indicações nº 2.642/2022 e nº 2.643/2022 à Prefeitura, solicitando a inclusão de atividades pedagógicas e culturais alusivas ao Dia Municipal dos Povos Indígenas no Calendário Escolar Municipal e uma abertura com temática indígena na programação do aniversário da cidade, com a seguinte sugestão de tema para 2022: “O reencontro da cidade com os povos originários”.

A parlamentar destacou que a própria a Lei Municipal nº 8.479/15, que instituiu o Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015, prevê o trabalho de tais conteúdos nas unidades escolares. Além disso, Fabi ressaltou a criação da a Lei Municipal nº 10.304/21, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal dos Povos Indígenas, a ser comemorado anualmente em 9 de agosto e que tem como propósito “conscientizar sobre a importância dos povos indígenas na sociedade, destacando a defesa de seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania, e também garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas como fonte primordial de sua identidade”.

Em relação ao aniversário da cidade, a vereadora também afirmou que “Araraquara é terra indígena e que pouco pautamos esse tema. Trazer um evento com a temática para se comemorar o aniversário da cidade é de suma importância dada a necessidade de se refletir sobre nossa história e identidade, e uma oportunidade de sequenciar legados que por décadas foram silenciados”.

Segundo a parlamentar, as indicações são frutos de diálogo constante com o Geereri, da Fundação Araporã, formado pelas pesquisadoras Grasiela Lima, Rafaela Rabesco, Paula Rahiara Vila, Nara Barroso Witzler, Silvia Rodrigues dos Santos, Tainá Fazanaro e Juty Oliveira.

Publicado em: 10/05/2022 15:28:58