Programa visa à capacitação em tecnologia de estudantes e profissionais da educação

Proposta foi elaborada pelo vereador João Clemente (PSDB)
Visualize fotos

Preparar estudantes e profissionais da educação para as novas ondas mundiais de tecnologia. Este é um dos objetivos da proposta do vereador João Clemente (PSDB), descrita na Indicação nº 2.665/2022. No documento, enviado à Prefeitura em 10 de maio, o parlamentar sugere a implantação, em Araraquara, do Programa Tecnológico Municipal para Pesquisas, Protótipos e Robótica em Arduino.

Clemente explica que Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open source, ou seja, de código aberto, que permite que outros desenvolvedores também contribuam para a evolução do projeto. O vereador cita ainda alguns projetos já desenvolvidos por meio da plataforma, como robôs autônomos e sistema de detecção de vazamento de gás inflamável.

No documento, Clemente relata parcerias bem-sucedidas, como a realizada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade de São Paulo (USP) que têm um Acordo de Cooperação Técnico-Educativa que prevê o uso da Plataforma Labrador para capacitação de professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico.

“É relevante, quiçá imprescindível, que estejamos preparados para as ondas tecnológicas mundiais que estão em continuidade: computadores, Internet, sistemas de gestão, e soluções digitais em software e hardware cada vez mais pensados para aprimorar a relação homem versus máquina e proporcionar meios para inserção nas tecnologias de ponta”, justifica Clemente.

O vereador conclui dizendo que “para os alunos, o futuro é do tamanho do sonho de cada um: com criatividade, inovação e a Plataforma de Prototipagem Eletrônica Arduino, eles podem desenvolver seus próprios protótipos, tecnologias em robótica e pesquisas”.




Publicado em: 12/05/2022 13:35:06