Parceria com Vale do Silício e Shenzhen é sugerida ao Executivo

Indicação é do vereador João Clemente

O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 2839/2022, solicitando a realização de estudos e análises acerca da criação e realização da Missão Araraquara de Intercâmbio com o Vale do Silício (São Francisco – Califórnia – EUA) e com Shenzhen (China), por meio de parcerias e convênios. O vereador defende que essas parcerias podem ocorrer com os entes federativos (Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Desenvolvimento Regional, por exemplo), instituições (Câmara de Vereadores, Universidades, etc.), objetivando tornar possível tornar Araraquara um Polo Regional de Concentração de altas tecnologias, inovadoras, dinâmicas e atrativas economicamente.

No Vale do Silício, estão localizadas empresas como Apple, Google, Microsoft, Dell, Sony, Uber, HP e Xerox. Por sua vez, a Shenzhen sedia grandes empresas como Huawei, Oppo, TCL, Foxconn, Tencent, Xiaomi (BATX) e mais, aproximadamente, 8 mil empresas de alta tecnologia.

De acordo com o vereador, a ideia é refletirmos sobre o que temos a aprender com os casos de sucesso e mesmo com os equívocos encontrados na formação do Vale do Silício e da região de Shenzhen como os maiores centros tecnológicos, inovadores e de fabricação com excelência do mundo. “Precisamos entender quais cursos universitários e técnicos podemos oferecer, como atrair e reter empresas e startups. Como tornar o município atraente para os profissionais de alta tecnologia? Como tornar Araraquara uma cidade que atrairá empresas e garantirá empregos para nossa população?”, questionou.

Por fim, Clemente defende que é preciso pensar a prosperidade para todos. “Se hoje não alcançamos um mundo igualitário, que proporciona oportunidades para todos, precisamos pensar esse modelo próspero para todas as pessoas. E a Tecnologia, e as oportunidades advindas com ela, é uma forma de pensar e de promover a cidadania plena”, justificou o parlamentar.

Publicado em: 26/05/2022 15:39:16