Após retomada de atividades, número de passageiros no transporte coletivo se mantém em queda

Vereador Marchese da Rádio (Patriota) recebeu informações da Prefeitura sobre o serviço em resposta a requerimento

Após diversos usuários reclamarem da falta de ônibus para determinados bairros em horários de pico, em abril, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) enviou o Requerimento nº 352/2022 à Prefeitura, solicitando informações sobre a Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e os serviços oferecidos à população.

Em resposta ao questionamento parlamentar, o Executivo informou que atualmente o transporte opera com 39 linhas, sendo os contratos, dos quais foram enviadas cópias, fiscalizados pela Ouvidoria da CTA. Também foi explicado que o acompanhamento da demanda de passageiros transportados por linha é feito por meio do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), já os horários e sentido de operação, pelo Sistema de GPS.

De acordo com a Prefeitura, os monitoramentos do “sobe e desce” de passageiros, bem como do intervalo médio entre as partidas e as condições de capacidade dos veículos, são feitos por 32 câmeras instaladas no Terminal Central Integração (TCI) e as imagens de algumas câmeras da cidade alocadas em pontos de grande demanda, como no balão da CTA, na Avenida Bento de Abreu, e na Rua São Bento, no Parque Infantil.

Outra informação solicitada pelo vereador foi sobre o pagamento, por parte da Prefeitura, de valores às empresas prestadoras do serviço; no documento, foi explicado que não há subsídio, pois o mesmo não é previsto em contrato, e que é repassado pelo Consórcio Araraquara de Transporte (CAT) o valor de 2% sobre a receita operacional, perfazendo R$ 35.574,84; e, para a Viação Paraty, o valor de R$ 750,23 mensais por veículo em operação, totalizando R$ 15.755,00, com base em março de 2022.

Em relação aos motivos para a tarifa no município ser R$ 5,00, a qual foi comparada pelo vereador à de São Paulo, onde o valor estava R$ 4,50 na data do Requerimento; o Executivo afirmou que o reajuste e a revisão de tal tarifa estão previstos no contrato. Assim, os cálculos são realizados levando em consideração a inflação dos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e com os reajustes do diesel e salarial, o que resulta em uma tarifa técnica vigente de R$ 5,343.

Por fim, a Prefeitura informou que, mesmo com a retomada das atividades, o número de passageiros equivalentes por mês se mantém em queda de 42% com base em março de 2022; sendo que antes da pandemia eram 25 mil passageiros em dias úteis e, atualmente, são 15 mil por dia. Aos sábados, antes da pandemia, eram 12,8 mil, hoje são 6.452; já aos domingos, antes da pandemia, eram 4,5 mil passageiros que passaram para 1, 6 mil.

Publicado em: 26/05/2022 15:37:34