Parceria entre Araraquara e Itália poderia impulsionar exportações

Proposta foi encaminhada à Prefeitura pelo vereador João Clemente (PSDB)

No ranking das exportações brasileiras, Araraquara ocupa o 93º lugar das cidades que mais exportam no Brasil. Com base nos dados do governo federal, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a criação de um Escritório de Representação de Araraquara e Região na Itália, por meio de parceria com a Promo Brasil Itália, uma associação sem fins lucrativos que visa à criação de um networking entre empresários italianos e brasileiros. A proposta consta na Indicação nº 2873/2022.

No documento, Clemente traz outras informações sobre a economia da cidade. “Até dezembro de 2021, Araraquara apontou um superávit de US$ 504,02 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para outras regiões do que importados de Araraquara. Ou seja, a cidade ocupa atualmente o 296º lugar no ranking de importações brasileiras”, afirma.

Na opinião do vereador, os números ratificam a vocação econômica e exportadora de Araraquara, que poderia ser impulsionada ainda mais pela iniciativa. “A Itália poderá ser uma porta de entrada de Araraquara na Europa, e a envergadura de tal parceria poderia ser muito frutífera para o Município, fomentando novos negócios que empresários e empreendedores poderiam exportar para os europeus, a troca de conhecimentos no agronegócio, no agroecológico, nas novas tecnologias, nos novos produtos que poderão integrar o portfólio de nossas mercadorias exportadas para a Itália e a Europa”, defende Clemente.

Publicado em: 30/05/2022 17:33:47