Programa visa ao protagonismo da pessoa com paralisia cerebral

Proposta do vereador João Clemente (PSDB) foi encaminhada à Prefeitura

Pensando nos direitos da pessoa com deficiência, o vereador João Clemente (PSDB) propôs, à Prefeitura, a criação do Programa Municipal para a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) – Re(pensando) o Protagonismo da Pessoa com Paralisia Cerebral na Era Tecnológica. A iniciativa está documentada na Indicação nº 2987/2022.

Segundo a Associação Brasileira de Paralisia Cerebral, cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com paralisia cerebral e outras 350 milhões estão intimamente ligadas a uma criança ou a um adulto com paralisia cerebral. “É a deficiência física mais comum na infância”, enfatiza Clemente.

No documento, o vereador cita causas, características e tratamentos, ressaltando os benefícios da comunicação alternativa e ampliada na aquisição de conhecimentos. “Para além da função comunicativa, o sistema auxilia o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas”, frisa o vereador, que aponta ainda a possibilidade de utilização de softwares para avaliações das habilidades cognitivas das crianças com paralisia cerebral.

Publicado em: 08/06/2022 12:39:38