Proposta busca equalizar participação popular nos conselhos municipais

Ideia é defendida pelo vereador João Clemente (PSDB)

A fim de aumentar a participação de grupos minoritários nos conselhos municipais e demais órgãos colegiados, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou, à Prefeitura, a Indicação nº 3093/2022. No documento, o parlamentar solicita a criação do “Plano Municipal de Equanimização Formal e Material dos Conselhos Municipais e demais Órgãos e Colegiados Deliberativos ou Consultivos”.

Para Clemente, promover maior diversidade vai ao encontro do princípio democrático da participação popular da sociedade. “A equanimização dos Conselhos Municipais poderá maximizar a presença de negras e negros, de indígenas, de quilombolas, de pessoas de bairros periféricos, diversificando inteligentemente os conselhos e alcançando o caleidoscópio criativo da população brasileira”, afirma.

Por fim, Clemente reforça que a igualdade material – que prevê tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na exata medida de suas desigualdades – está prevista na Constituição Federal.

Publicado em: 14/06/2022 15:31:28