Araraquara precisa investir em Jardins de Chuva

Sugestão partiu da vereadora Fabi Virgílio (PT)

Um Jardim de Chuva, também conhecido como Sistema de Biorretenção e Jardim Alagado, é um canteiro com plantas, seu o solo é levemente rebaixado e com buracos para captar o volume d’água. É projetado para reter e absorver o escoamento da água da chuva que flui de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas.

Pensando na importância desse tipo de sistema, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou, recentemente, a Indicação nº 3.184/2022, sugerindo que o setor competente da Prefeitura estude a possibilidade de implementação dos Jardins de Chuvas nos próximos empreendimentos imobiliários de Araraquara, principalmente nas áreas propícias a alagamentos e enchentes.  .

A parlamentar citou algumas vantagens em implementar os jardins, entre elas a remoção de sedimentos finos, metais, nutrientes e bactérias; a redução do tamanho e custo do sistema de drenagem de jusante; a redução de inundações na bacia e a melhora na qualidade das águas.

“Todos os anos, na época das chuvas, os municípios têm que lidar com pontos de alagamento, retenção de água e outros problemas provocados pelos grandes volumes de precipitação que ocorrem em diversas regiões do país. Muito em razão das grandes cidades terem sido impermeabilizadas com asfalto e o solo já não conseguir mais receber a água da chuva”, argumentou Fabi.

Publicado em: 15/06/2022 15:11:41