Absorvente biodegradável é sugestão para garantir dignidade menstrual

Vereador João Clemente (PSDB) indicou divulgação de projeto desenvolvido por aluna da UFPR

Objetivando a promoção da dignidade menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o vereador João Clemente (PSDB) indicou ao Executivo a realização de estudos e análises para adesão e divulgação do projeto “Eu. Faço Parte – absorvente versátil orgânico”, desenvolvido por uma aluna do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com o parlamentar, a estudante idealizou um absorvente manufaturado com materiais orgânicos biodegradáveis certificados, o que ameniza os problemas causados pelo descarte devido à falta de saneamento básico em diversos locais vulneráveis. Além disso, o produto é vendido no sistema “one by one”, ou seja, cada compra gera a doação de um produto para quem precisa.

“O combate à pobreza menstrual é uma questão de saúde pública e a dignidade, um princípio fundamental. Muitas mulheres em situação de rua passam por momentos angustiantes e afligentes, colocando a própria saúde em risco, por não terem acesso a produtos de higiene menstrual, pois utilizam tecidos, papelão, sacolas plásticas e outros materiais insalubres para conter o sangramento por não terem acesso aos produtos adequados”, argumenta Clemente.

O vereador finaliza destacando que “diversas estudantes em condição de vulnerabilidade social deixam de frequentar as aulas por não terem condições de adquirirem absorventes. Assim, iniciativas como essa podem ser a solução para a garantia da dignidade menstrual”.

Publicado em: 20/06/2022 16:39:49