Inatividade do sistema de atendimento Samu foi resolvida, segundo Secretaria

Questões da vereadora Luna Meyer (PDT) são respondidas
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No início de abril, a vereadora Luna Meyer (PDT) havia protocolado o Requerimento nº 360/2022, denunciando problemas no funcionamento do sistema de atendimento pelo telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araraquara. Diante dos pedidos de esclarecimento da parlamentar, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu um documento de resposta.

A secretária, Eliana Honain, declarou que a inatividade do sistema não se deu apenas em nível municipal, mas sim federal. Informou ainda que o setor foi orientado, pelo Ministério da Saúde, a aguardar atualizações e a liberação do Sistema Oficial E-Sus Samu.

Também foi afirmado pela Secretaria que a demora para ser restabelecido o sistema está ligada à complexidade de construção dos módulos, uma vez que não pode haver erros. “Quanto ao restabelecimento do Sistema Oficial, cabe ao Ministério da Saúde realizar esta resposta”, acrescentou Eliana, assegurando que todas as chamadas realizadas pelo sistema foram e são gravadas, sem interrupção durante a inatividade.

O setor acredita que a situação está estabilizada, com o Sistema Oficial sendo utilizado – a Secretaria garante que já tem um segundo sistema, caso haja um problema como esse em questão.

Por fim, quanto ao custo para a troca de sistemas, Eliana confirmou que não houve nenhum, e que o atual foi desenvolvido pelo setor de desenvolvimento da Coordenação Executiva de Tecnologia da Informação da própria municipalidade.




Publicado em: 22/06/2022 16:40:08