Fórum Municipal poderia impulsionar realização de objetivos da ONU

Ideia é defendida pelo vereador João Clemente (PSDB)

A fim de propiciar maior publicidade e, consequentemente, engajamento da população, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu, à Prefeitura, a criação do Fórum Municipal para a Publicização e Consecução Plena dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas – Brasil. A proposta consta da Indicação nº 3.182/2022.

De acordo com as Nações Unidas Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. “Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil”, diz o site oficial da instituição.

Ao todo, são 17 objetivos: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Para Clemente, uma população informada e motivada é fundamental para o êxito na implementação de políticas públicas. “As pessoas conhecem os desafios a serem superados na cidade e podem contribuir significativamente na superação dos mesmos, sendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável um norte para tal finalidade”, afirma o vereador.

Publicado em: 22/06/2022 17:16:22