Botijão e mangueira de gás devem ter certificação do Inmetro

Vereador João Clemente (PSDB) propõe criação de campanha de conscientização
Visualize fotos

A fim de prevenir acidentes domésticos e preservar a segurança das famílias, o vereador João Clemente (PSDB) propôs, à Prefeitura, a criação de uma campanha de conscientização sobre a importância de substituição da mangueira e registro do gás GLP, dentro das especificidades do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A proposta está documentada na Indicação nº 3.329/2022.

No documento, o parlamentar cita uma Portaria do Inmetro, de 2012, que estabelece os requisitos técnicos que devem ser atendidos no Programa de Avaliação da Conformidade para Mangueiras de PVC Plastificado para Instalação Doméstica de GLP, “com foco na segurança, visando à prevenção de acidentes”.

“Pode ser tênue a linha que aparta até onde o Poder Público pode caminhar para atingir o bem-estar da população, mas, no caso apresentado, a segurança e a própria vida das pessoas podem ser salvaguardadas por meio da conscientização da população sobre a importância da utilização de mangueiras e registros de gás dentro dos padrões de segurança e razoabilidade insculpidos nas normas do Inmetro", aponta Clemente.




Publicado em: 30/06/2022 08:53:56