Iniciativa busca criar programa das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares

Vereador João Clemente (PSDB) é autor de proposta à Prefeitura

As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são programas interdisciplinares de algumas universidades brasileiras construídos com a perspectiva de elaborar um planejamento que une pesquisa e extensão sob os pilares da Economia Solidária. Pensando nisso, na Indicação nº 3.342/2022, o vereador João Clemente (PSDB) propõe, ao governo municipal, a criação do Programa Municipal das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares de Araraquara.

No documento, o parlamentar cita exemplos bem-sucedidos de incubadoras universitárias, como a Incubadora de Empreendimentos Solidários da Unesp de Araraquara (Inconesp). “O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, em uma troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam por meio do diálogo e que se produzem em duas esferas distintas da vida social. Daí a importância de pensar a incubação como ato pedagógico”, afirma Clemente.

O vereador explica que o trabalho pretende socializar um esforço acadêmico de refletir sobre o processo das ITCPs como proposta diferenciada que envolve um projeto interdisciplinar implicado em três esferas da universidade: ensino, pesquisa e extensão. “A intenção não é dar um caráter conclusivo a estas questões, mas fazer um exercício reflexivo baseado na teoria produzida sobre o tema, bem como nas experiências já vivenciadas”, conclui o parlamentar.

Publicado em: 04/07/2022 17:48:26