Programa de Cuidados Paliativos pode melhorar dignidade do paciente

Iniciativa é do vereador João Clemente (PSDB)

Cuidados Paliativos é o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição de sofrimento, tanto aos pacientes, quanto aos familiares. Na Indicação nº 3.353/2022, enviada à Prefeitura no dia 30 de junho, o vereador João Clemente (PSDB) sugere a criação, em Araraquara, do Programa Municipal de Amor e Cuidados Paliativos.

Para Clemente, a iniciativa promoveria maior qualidade de vida e humanização do tratamento por meio do conhecimento técnico-científico de equipe qualificada, “culminando na manutenção da dignidade humana no decorrer da doença, na morte e no período de luto”, afirma.

No documento, o vereador reitera a importância da medida: “Compreendemos que, ao se realizar o serviço, ocorrerá assistência humanizada ao paciente com doença incurável em fase avançada e progressiva, por meio do tratamento dos sintomas da doença, objetivando minorar a dor, a fim de aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, bem como de prestar apoio aos seus familiares, inclusive no pós-luto”.

O parlamentar finaliza com a recordação do Papa Francisco de que “o direito ao cuidado e ao tratamento para todos deve ser sempre privilegiado, para que os mais frágeis, especialmente os idosos e os doentes, nunca sejam descartados. Juntos podemos deter esta cultura que procura afirmar um modelo de ser humano ‘econômico’, que tem valor apenas na medida em que produz e consuma". “O Papa lembrou também que ‘mesmo no sofrimento e na doença, somos plenamente homens e mulheres, sem diminuição, reconhecendo-nos nessa totalidade psico-físico-espiritual típica apenas da pessoa humana”, completa.

Publicado em: 05/07/2022 16:06:09