Curso de primeiros socorros em escolas é retomado no município

Vereador Carlão do Joia (Patriota) recebeu informações em resposta a requerimento

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei Federal nº 13.722/2018, em maio deste ano, o vereador Carlão do Joia (Patriota) enviou o Requerimento nº 480/2022 à Prefeitura, solicitando informações sobre a realização de treinamentos de noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público, educação básica e infantil, conforme prevê o dispositivo legal mencionado.

Em resposta, o Executivo informou que, por meio do Centro de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional (Cedepe) da Secretaria Municipal da Educação, tem realizado formação básica em Primeiros Socorros desde 2018. “Essas ações formativas vêm ocorrendo em parceria com o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros. No primeiro ano, 4.528 pessoas, entre servidores da Rede Municipal de Ensino e educadores das escolas de Educação Infantil da rede privada, fizeram essa formação”, explicou a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos.

A gestora da Pasta explicou também que, em 2019, 648 servidores, os quais não haviam participado da formação, realizaram o curso; em 2020, devido às medidas de contenção da disseminação da Covid-19 e suspensão das atividades e aulas presenciais, não foi oferecido o curso; em 2021, foi retomado o treinamento e 88 profissionais participaram. “Neste ano, por causa de algumas intercorrências que resultaram na indisponibilidade de espaço no Centro de Formação desta Secretaria para realizar a formação, alterou-se o procedimento para mantermos a oferta dessa formação. Deste modo, as escolas realizarão a formação mediante agendamento”, explicou Clélia.

No documento, também foi esclarecido que compete à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a supervisão dos estabelecimentos educacionais privados que oferecem atendimento exclusivo de Educação Infantil, sendo que os demais estabelecimentos educacionais estão sob a supervisão da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara.

Em relação à oferta da capacitação obrigatória em noções básicas de primeiros socorros aos profissionais das escolas privadas neste ano letivo, foi informado pela secretária municipal que 15 instituições participaram da iniciativa.

Publicado em: 07/07/2022 16:31:06