Artista Pedro Netto terá obra eternizada pela Câmara

Vereador Aluisio Boi (MDB) e vereadora Fabi Virgílio (PT) falam em proteger a história da cidade

O talento para manifestações artísticas brota em cada canto do Brasil, migra de um local para outro e espalha, país a fora, a cultura de um povo. Prova disso foi o assunto discutido na tarde da segunda-feira (11), quando o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) receberam o empresário Cláudio Claudino, também um apaixonado pelas histórias de Araraquara e pelas histórias da gente que vive por aqui.

Claudinho trouxe um quadro com a imagem do ex-prefeito Waldemar de Santi, pintado por Pedro Fernandes Neto, que além de artista plástico também é escritor e poeta. O visitante informou que Netto, natural do Pernambuco e morador de Araraquara desde 1989, tem um acervo grande de poesias e outras obras de arte, que precisam ser preservadas. “O seu Pedro sempre foi muito ativo. Ele atuou no teatro do Sesi por muitos anos, é muito politizado e foi sempre uma figura importante na igreja do Jardim América. Por problemas de saúde, perdeu a visão, mas é inacreditável a força que ele tem. Ele está anos luz à nossa frente e eu gostaria que o seu trabalho fosse preservado”, frisou Claudino.

O empresário solicitou ajuda da Câmara para documentar a rica história desse artista, seja por meio de filme, para a TV Câmara ou outra forma de preservar essa memória, que conta o cotidiano da cidade em forma de palavras e sentimentos.

O tema ‘arte’ foi ganhando mais destaque ainda quando se falou do futuro Céu das Artes no Jardim América. Na quinta-feira (7), a plenária do Orçamento Participativo (OP) votou como prioridade a construção de um CEU das Artes na região do Jardim América e uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Fabi lembrou que a Câmara aprovou há pouco a lei que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a “Semana Municipal de Poesia – José Roberto Tellaroli, o poeta da Vila” e se colocou à disposição para ajudar nesse trabalho de reconhecimento e preservação do acervo de Pedro Fernandes Netto. “Não podemos perder essa oportunidade de guardar essa memória. Temos que proteger a história, pois ela fala das nossas raízes”, salientou a parlamentar.

Boi afirmou que vai mobilizar a equipe de comunicação da Câmara, com o objetivo de iniciar os estudos para a criação de um documentário com as obras do artista. Trata-se de um material importante, que será integrado ao acervo de memórias da Câmara. “Vou alinhar com a Diretoria de Comunicação e fazer uma visita ao senhor Pedro. Dessa conversa podem surgir novas ideia, pois podemos fazer além do documento, uma exposição com as suas obras, que envolvem pinturas e poesias, e outras atividades, que vão valorizar o acervo e preservar o seu legado”, encerrou Boi.

Publicado em: 13/07/2022 16:08:52