Criação de política municipal de incentivo ao cultivo híbrido é sugerida ao Executivo

Vereador João Clemente (PSDB) propôs também parceria com a Embrapa e sugere cultivo da batata híbrida na cidade
Visualize fotos

A fim de contribuir para a garantia da segurança alimentar no município, o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 3.502/2022 à Prefeitura, solicitando estudos e análise para a criação, implementação e análise de resultados da Política Municipal de Incentivo ao Cultivo Híbrido (linhagens e polinização), iniciando pela batata híbrida.

Para o parlamentar, a efetivação da medida pode ser realizada, por meio de parcerias e convênios com demais entes federativos, instituições de ensino, pesquisa e extensão, inclusive com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Pesquisadores desenvolveram o cultivo da batata híbrida, de modo que, em relação ao cultivo da batata comum, a semente da variedade híbrida é mais resistente, de tamanho menor, facilitando o transporte, armazenamento, plantio, diminuindo o custo e a perecibilidade. Assim, o desenvolvimento sustentável da batata híbrida e de outros alimentos pode contribuir para a garantia da segurança alimentar e nutricional no município”, justificou Clemente.




Publicado em: 13/07/2022 16:13:06