Inspirada em modelo dos EUA, proposta visa a amparar pessoas em situação de rua em Araraquara

Ideia é do vereador João Clemente (PSDB)
Visualize fotos

Com o objetivo de reduzir o número de pessoas que vivem em situação de rua em Araraquara, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a criação da Política Pública Municipal “Moradia também é Dignidade”. A proposta está descrita na Indicação nº 3.540/2022.

No documento, o parlamentar cita o exemplo bem-sucedido da cidade de Houston, nos Estados Unidos, que transferiu mais de 25 mil moradores de rua diretamente para casas e apartamentos, reduzindo em 63% o número de pessoas consideradas sem-teto.

“Seria um esforço conjunto das organizações sociais, da sociedade civil, dos empresários, do poder público, de todas as pessoas físicas e jurídicas que possam auxiliar neste processo. E as equipes multidisciplinares da Prefeitura Municipal seriam imprescindíveis para a manutenção das pessoas vulnerabilizadas em casas ou apartamentos de ‘retomada da vida e da dignidade humana’”, aponta Clemente.

Para o vereador, o direito à moradia é um dos mais relevantes para reinserção social da pessoa em situação de rua. “Todas as pessoas possuem o direito de viver com um substrato digno de direitos, e viver numa moradia própria, sob um teto, com o apoio do poder público e das equipes multidisciplinares de auxílio”, conclui.




Publicado em: 15/07/2022 12:50:13