Centro de Saúde do Cecap precisa de melhorias e adequações

Vereadora Filipa Brunelli (PT) encontrou situações que precisam de ações urgentes da Prefeitura no local
Visualize fotos

Por meio de 15 indicações, a vereadora Filipa Brunelli (PT) detalha diversas melhorias que são necessárias, com urgência, no Centro Municipal de Saúde da Comunidade (CMSC) do Cecap “Dr. Renato Guimarães Bastos”.

Na Indicação nº 3.559/2022, a parlamentar pede à Prefeitura a manutenção dos vidros quebrados de portas e janelas do espaço. “A unidade está com diversos vidros com trincos, quebrados ou ausentes, colocando em risco a segurança do local”, argumenta Filipa.

A vereadora pede também a aquisição de gerador de energia na Indicação nº 3.560/2022. “O gerador é necessário quando há queda de energia, sendo o mesmo essencial para o atendimento dos pacientes, funcionamento da unidade e conservação de medicamentos”, avalia.

Outro pedido é para aquisição, reparo e reposição dos aparelhos de ar-condicionado da unidade de saúde. “Muitos deles estão danificados ou foram levados para manutenção e não foram devolvidos”, destaca a parlamentar na Indicação nº 3.561/2022.

Filipa solicita, na Indicação nº 3.562/2022, a troca do tanque da lavanderia, pois o tanque duplo não se adapta a máquina de lavar roupas, sendo necessária a troca por um tanque simples.

Outro reparo necessário é a troca da porta do dispenser de lixo hospitalar. “Ela já foi consertada por diversas vezes e não aguenta mais manutenção, voltando a quebrar em poucos dias e deixando o local com mau cheiro e risco de proliferação de insetos”, enfatiza a vereadora na Indicação nº 3.565/2022.

A parlamentar alerta também para a necessidade de reforma e adequação da Sala de Isolamento para se tornar Sala de Expurgo. “A unidade não conta com uma Sala de Expurgo para limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente. A Sala de Isolamento poderia se tornar a Sala de Expurgo com uma ampliação e adaptação”, entende na Indicação nº 3.567/2022.

Reforma e adaptação da Sala de Ginecologia consta da Indicação nº 3.568/2022. “A unidade não conta com uma Sala de Ginecologia adequada para o atendimento. O espaço é pequeno, inclusive para atendimentos ordinários, onde há um paciente, um médico, um enfermeiro e um estagiário. Quando esse atendimento é realizado em pacientes obesos, cadeirantes ou em pessoas com mobilidade reduzida, torna-se inviável a realização do exame, já que a sala não tem estrutura para atendê-los”, reforça.

Na Indicação nº 3.570/2022, Filipa pede a instalação de fechadura no banheiro feminino, já que o sanitário se encontra sem fechadura, sendo possível trancar a porta apenas pelo lado de dentro, através de uma adaptação. “Se alguém passar mal dentro do banheiro, não é possível destrancá-lo para socorrer a pessoa”, pontua.

Em outro apontamento, registrado na Indicação nº 3.571/2022, a vereadora sugere aquisição, reparo e reposição dos computadores. Muitos deles estão danificados ou foram levados para manutenção e não foram devolvidos. “Algumas unidades que estão sem utilização precisam apenas de acessórios para funcionarem novamente, como teclados, cabos, entre outros. A ausência dos computadores tem causado dificuldade de logística na unidade, que necessita de computadores para atender os protocolos exigidos.”

Adequação do CMSC para dispensação externa de medicamentos e reativação da farmácia da unidade. Esse é outro pedido da parlamentar na Indicação nº 3.572/2022. “O Centro atende diariamente idosos que não conseguem ir até a unidade do Jardim Iguatemi para retirarem os medicamentos, sendo necessária a reabertura da farmácia para atender essa demanda”, detalha.

Na Indicação nº 3.573/2022, a preocupação é com a manutenção da parte elétrica do prédio da unidade. “O CMSC está com diversos pontos de energia sem funcionamento, sem os espelhos instalados nas tomadas e com risco de choques em algumas salas”, afirma Filipa.

A vereadora reforça a necessidade de reforma do telhado da recepção. “Sempre que chove, o teto da recepção começa a infiltrar, vazando água por diversos pontos, o que coloca em risco o arquivo de prontuário dos pacientes e atrapalha o trabalho das servidoras”, explica na Indicação nº 3.574/2022.

Outra necessidade é a aquisição de desfibrilador DEA para o atendimento de emergência, uma vez que o aparelho diagnostica o ritmo elétrico do coração e sugere a aplicação do choque, conforme relatado pela parlamentar na Indicação nº 3.575/2022.

Aquisição de suportes de álcool em gel é pedida na Indicação nº 3.576/2022. “A unidade atende diariamente muitos pacientes e é necessário haver a disponibilidade de álcool em gel para os servidores, médicos e pacientes higienizarem suas mãos.”

Finalmente na Indicação nº 3.577/2022, a solicitação de Filipa é para adequação do protocolo de emergência e reposição das medicações de emergência. “O protocolo de emergência foi planejado para que o Samu atenda a demanda em até 30 minutos, porém o Samu não consegue atender a alta demanda da região e, por vezes, atrasa esse atendimento, comprometendo a excelência do serviço de emergência prestado pelos profissionais que não dispõem dos equipamentos adequados para realizar alguns atendimentos de emergência. Da mesma forma, os medicamentos utilizados na emergência têm demorado para serem repostos, sendo necessário adequar esse protocolo, a fim de atender todas as demandas que surgirem”, encerra.




Publicado em: 19/07/2022 14:02:38