Transição segura para automação é defendida em proposta

Ideia é do vereador João Clemente (PSDB)

Na Indicação nº 3.618/2022, o vereador João Clemente (PSDB) demonstra preocupação com o fenômeno da automação, que tem substituído o trabalho humano por processos operacionais executados por dispositivos eletrônicos. A fim de transformar, o que hoje é um desafio, em oportunidades de capacitação, o parlamentar sugere, à Prefeitura, a criação do Programa Municipal Contínuo de Transição Segura para a Automação.

Como justificativa, o parlamentar cita o relatório de 2017, do Instituto McKinsey Global, cujos resultados revelam um rico potencial de possíveis transformações ocupacionais nos próximos anos, com implicações importantes nas habilidades e nos salários dos trabalhadores.

“Nossa principal conclusão é que, embora possa haver trabalho suficiente para manter todos os empregos até 2030 na maioria dos cenários avaliados, as transições serão extremamente desafiadoras – igualando-se ou até mesmo superando a escala das mudanças na agricultura e na manufatura, ocorridas no passado”, diz o documento.

Para Clemente, a automação é uma realidade do mundo contemporâneo e globalizado, exigindo medidas da sociedade e do Poder Público para uma transição segura para trabalhadores e empresas. “Quanto mais estudado e discutido o fenômeno da automação, maiores as chances de implementarmos políticas públicas harmoniosas com o cenário socioeconômico que se desenha no mundo”, defende.

Publicado em: 21/07/2022 13:48:12