Semana Municipal da Longevidade busca discutir temas de relevância da terceira idade

Vice-presidenta Thainara Faria (PT) é autora do projeto de lei que criou evento

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2030 o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Pensando nisso, a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, a vereadora Thainara Faria (PT), criou o Projeto de Lei que institui a “Semana Municipal da Longevidade”. A propositura foi aprovada pelos vereadores na Sessão Extraordinária da terça-feira (9).

A data deverá ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 1º de outubro, quando também é celebrado o Dia Internacional do Idoso. “A Semana Municipal da Longevidade tem por finalidade desenvolver e discutir temas de relevância da terceira idade, contemplando os segmentos da cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social, e demais direitos que despertem o interesse do idoso”, frisou Thainara.

A parlamentar explicou ainda que, com o objetivo de aperfeiçoar a designação para a terceira idade, ficou convencionado chamar essa parcela da população de longevos. “Longevas são as pessoas ávidas por viver o agora, com mais qualidade de vida e tranquilidade conquistada ao longo dos anos. Por entender a importância desta expressiva camada da população e sua inserção no contexto social, econômico e político de nossa cidade, é que criamos esse projeto.”

Os recursos necessários para a realização dos eventos serão obtidos por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem gerar gastos ao Município.

Publicado em: 16/08/2022 12:17:46