Proposta defende criação de uma Araraquara resiliente

Para vereador João Clemente (PSDB), iniciativa busca avaliar vulnerabilidades do Município

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cidades resilientes são aquelas capazes de “resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente”. O conceito norteou a elaboração da Indicação nº 3.980/2022, em que o vereador João Clemente (PSDB) sugere, à Prefeitura, a criação da “Plataforma de Avaliação das Vulnerabilidades do Município – Rumo à Resiliência, em Direção à Sustentabilidade”.

Segundo o parlamentar, o objetivo da plataforma é reunir exemplos de cidades que adotaram tais políticas públicas, de modo a preparar o município para imprevistos ambientais, sociais, econômicos e biológicos. “De recessões econômicas a pandemias, quando da chegada de tais eventos, o Município estará ainda pronto para enfrentar as adversidades, mantendo a excelência dos serviços públicos prestados”, defende Clemente.

No documento, o vereador cita dados do Banco Mundial, segundo o qual, todos os anos, cerca de 26 milhões de pessoas são empurradas para a pobreza por desastres naturais, sendo os mais pobres os mais afetados. “Uma cidade resiliente avalia, planeja e age para se preparar e responder a todos os perigos – súbitos e lentos, esperados e inesperados – especialmente aqueles decorrentes das mudanças climáticas”, conclui o parlamentar.

Publicado em: 19/08/2022 11:16:45