Indicação busca trazer megatendências mundiais ao âmbito municipal

Iniciativa é do vereador João Clemente (PSDB)

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.045/2022, solicitando a criação da Plataforma Municipal para Consecução de Políticas Públicas para as Megatendências Mundiais – “O que o mundo entende como futuro e como preparar Araraquara para a vanguarda nas searas ambiental, social, econômica e tecnológica sem esquecer do princípio da dignidade humana?”

Segundo o parlamentar, órgãos internos e internacionais tendem a acompanhar as tendências mundiais nos próximos anos, por isso, “deve-se analisar questões valiosas para a população mundial, objetivando sanar questões como fome, pobreza, desigualdade social, desemprego etc.”.

Clemente cita o Grupo de Investidores Pictet, que divulgou uma pesquisa sobre os setores que julga mais atraentes para o futuro, sendo eles a comunicação digital, as soluções energéticas tecnológicas, a segurança digital e as ciências da vida.

O vereador também menciona o Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que elaborou o relatório Megatendências Mundiais 2030, dividido em: população e sociedade (crescimento populacional, intensificação de movimentos migratórios e urbanização); geopolítica (ideologia e globalização); ciência e tecnologia (desenvolvimento tecnológico e modificação da natureza do trabalho); economia (concentração de renda, aumento de energias renováveis e crescimento da demanda por alimentos); e meio ambiente (eficiência energética e redução do impacto ambiental).

Na opinião do parlamentar, “as chamadas crises e recessões podem ter seus efeitos minimizados, e mesmo evitadas, com planejamento, trabalho e ações efetivas, construídas através do diálogo propositivo, objetivando a extinção da pobreza, da fome, do desemprego, haja vista que ninguém pode ficar para trás quando falamos de dignidade, de cidadania de garantias e direitos inalienáveis”.

Publicado em: 25/08/2022 13:37:44