Daae explica operações de funcionamento do Poço Planalto

Vereador Marchese da Rádio (Patriota) solicitou à Prefeitura informações sobre prestação de serviços

Em julho deste ano, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) protocolou o Requerimento nº 655/2022 solicitando à Prefeitura informações a respeito do funcionamento das operações do Poço Planalto, responsável pelo fornecimento de água dos bairros Chácara Flora, Parque Planalto, Cambuy, Botânico, Maria Luiza e arredores.

No documento, o parlamentar requisitou ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) a cópia do livro diário da empresa responsável pelo serviço de manutenção de bombeamento no poço supracitado e questionou por que a obra não está relacionada como prestação de serviço entre janeiro e maio de 2022, solicitando também o encaminhamento de cópia integral do processo de Dispensa de Licitação nº 3/2022 que deu origem ao contrato. O vereador já havia protocolado o Requerimento nº 526, apresentando outros questionamentos sobre o Poço Planalto.

Em resposta, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, anexou relatório que demonstra as datas das ocorrências que afetaram a bomba do Poço Planalto. Com relação ao período de 19 a 25 de abril de 2022, Simioni esclarece que no dia 19 a bomba funcionou por 21 horas e 20 minutos, produzindo 4.250,90 m³, apresentando, a partir deste horário, problemas em seu funcionamento.

“As falhas no equipamento bombeador, conforme registro no Centro de Controle Operacional, iniciaram-se a partir das 21h30, quando, logo após, constatou-se sua queima. Imediatamente, foram adotadas providências junto aos fornecedores pela equipe técnica da autarquia, quando houve a retirada emergencial do equipamento bombeador, em 19 de abril, para a realização de sua manutenção”, acrescenta.

Ainda de acordo com Simioni, “em caráter de urgência, o Daae consultou os possíveis fornecedores com disponibilidade para locação do conjunto completo do equipamento bombeador e o fornecedor que atendeu de pronto a emergência foi a empresa Uniper Hidrogeologia e Perfurações Ltda., evitando-se assim a falta de água durante fim de semana prolongado que, certamente, atingiria várias regiões da cidade”.

Publicado em: 06/09/2022 18:21:06