Documento sugere implantação de programa de reflorestamento ao Executivo

Vereador João Clemente (PSDB) solicita à Prefeitura realização de estudos e análises de viabilidade para implantar programa no município

A criação do “Programa Viveiros, Reflorestamento & Créditos de Carbono – Araraquara Morada Verde” motivou o vereador João Clemente (PSDB) a protocolar a Indicação nº 4.245/2022, solicitando ao Executivo a realização de estudos e análises de viabilidade para implantar a ação no município.

No documento, o parlamentar aborda a importância do reflorestamento para preservação e restauração do meio ambiente, contribuindo com a arborização urbana, a recomposição dos lençóis freáticos e a promoção da recuperação da Mata Atlântica e Cerrado da região.

Ele também cita o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta o uso pela humanidade de 1,6 vezes da quantidade de serviços que a natureza pode fornecer de forma sustentável, o que significa que os esforços de conservação por si só são insuficientes para evitar o colapso do ecossistema e a perda da biodiversidade.

“A política pública ambiental voltada para o desenvolvimento sustentável promove a geração de emprego renda e colabora para a arrecadação de tributos por meio de empresas participantes, gerando reinvestimento dos valores levantados pelas negociações dos créditos de carbono em programas e ações”, afirma Clemente.

Publicado em: 09/09/2022 18:28:55

Publicado por: Foto: Paula Cardoso/ACidadeOn